TAEKWONDO

TAEKWONDO - ARTE MARCIAL COREANA


Taekwondo é uma arte marcial coreana que desenvolve as pessoas física e mentalmente, enquanto incute princípios de perseverança, honra, integridade, auto controlo, cortesia, lealdade e respeito. É uma excelente forma de melhorar o equilíbrio, a força, a flexibilidade, concentração e toda a preparação física em geral. Serve também como escape para a rotina e o stress diários ajudando-nos a ter autoconfiança! Traduzindo literalmente a palavra "Taekwon Do": TAE (Té) significa saltar, voar ou esmagar com o pé, KWON (quon) indica bater ou destruir com a mão ou punho, DO (dou) é a arte em si, é o caminho ou o método. Quando tomada colectivamente a palavra "Taekwon DO", indica a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal. Implica também um modo particular de vida e de disciplina auto-impostas, bem como uma moral sã e um ideal nobre.


VALORES DESPORTIVOS DO TAEKWONDO

A comunidade adere ao desporto por diversas razões: Procurando conservar a saúde, harmonizando o equilíbrio do corpo e da mente, em procura de títulos, fama e promoção social e ainda em busca de conhecimentos de defesa pessoal. É um desporto que responde em pleno às necessidades da sobrevivência, mantendo um sistema ordenado, em conexão com a personalidade interna e externa do ser humano. É um complexo de metódicas posturas e actos científicos destinados a mover todas as partes do corpo. Por tudo isto o Taekwon DO é essencial para preservar e manter em ordem as funções humanas. O principal objectivo da Taekwon Do é eliminar a luta, desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, justiça, moralidade, sabedoria e fé, ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico. O Taekwon Do é uma arte que implica uma maneira de pensar e de viver e, particularmente instaurar a civilização moral e, generalizar o poder de justiça. O Taekwon Do é também um dos melhores métodos para desenvolver e intensificar as características emocionais, perceptuais e psicológicas que tornam a nova geração capaz de aprender e participar nas exigências sociais dos seus iguais, seja qual for o seu sexo, idade ou estatuto social. Cada Movimento de Taekwon Do é desenhado cientificamente, com um propósito específico e um professor ou monitor de qualidade pode assim, desenvolver no estudante a crença de que o sucesso é possível a qualquer um. A constante repetição de movimentos ensina a paciência, o tremendo poder do corpo, desenvolve a autoconfiança. O combate ensina a humildade, coragem, vigilância, agudeza de espírito, faculdade de adaptação e auto-controle. As posições próprias desenvolvem e ensinam a flexibilidade, graça, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto que os exercícios fundamentais ajudam a desenvolver a precisão e ensinam os métodos, princípios e objectivos. Por outro lado, o Taekwon-Do pode ser bastante benéfico, não só para preparar a juventude a ocupar o seu lugar na sociedade, mas também o pode ajudar na sua vida académica. A arte ensina entre outras coisas, a tenacidade e concentração e, é também útil para aliviar a tensão e pressão exercidas por longas e difíceis horas de estudo; numa sessão de treino há sempre um clarificar de ideias bem como, pode ainda ajudar a refrescar e a acalmar o estudante, permitindo-lhe novamente concentrar todas as energias para a tarefa seguinte.


PRINCIPIOS DO TAEKWONDO
CORTESIA - Deve estar sempre presente nas relações do praticante o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza. Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações aluno-professor, mas também para todos aqueles com os quais o aluno tem relações.

INTEGRIDADE - É necessário que o estudante se comporte com responsabilidade e sentido de justiça mantendo uma auto-crítica. Daqui nascerá o conhecimento das suas limitações tão necessário para satisfazer a máxima socrática; (conhece-te a ti próprio), antes de tentares conhecer os outros.

PERSEVERANÇA - O aluno deve em todos os casos manter uma força de vontade e espírito de sacrifício fortes perante as dificuldades que se lhe deparam.

AUTO-DOMINIO - Em todas as situações é necessário manter o controlo sobre si próprio. Mais do que qualquer outro, o praticante de Taekwon-Do deve manter a calma e frieza em qualquer situação.

ESPIRITO INDOMÁVEL - Uma pessoa possuidora de um espírito forte, deve em qualquer circunstancia manter a via escolhida sem hesitações e sem desfalecimentos, lutar até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.

VANTAGENS DO TAEKWONDO

Aspectos físicos:
-Flexibilidade
-Poder
-Força
-Coordenação e equilíbrio

Aspectos mentais:
- Autoconfiança
- Reconhecimento dos limites
- Respeito pelos outros, independentemente da sua raça, crenças ou sexo
- Humildade
- Paz interior


OBJETIVOS DO TAEKWONDO

Fortalecer corpo e mente através de coordenação física e disciplina mental. Aliviar o stress e a ansiedade do dia-a-dia;

Ajudar a desenvolver e a manter a saúde física e mental. Fortalecer o corpo e melhora a sua saúde através de exercício e condicionamento físico. Tensões isométricas e dinâmicas permitem-lhe ganhar músculo e força, além de flexibilidade. Enquanto que os exercícios de respiração e concentração lhe permitem melhores reflexos e sentidos;
A disciplina do Taekwondo permite aumentar a energia, saúde e forma física além da auto-estima, qualidades vitais para uma vida longa e feliz;
Permite desenvolver a paciência, confiança, auto-estima e uma atitude mental consistente, que lhe permitam combater o medo, indecisões, preguiça e maus hábitos.
O modo de respirar permite-lhe também controlar os seus hábitos, deixar de fumar, comer corretamente, além de um pensamento mais claro e uma maior criatividade;
SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO TAEKWONDO

O ser Humano rege-se por determinados estímulos, assim, em perfeito estado de saúde pode mostrar agilidade nas suas actividades. Estes estímulos estão mais próximos do emotivo que do intelecto e têm um constante elemento ético. É um desporto físico que exige determinada energia em cada órgão do corpo, desenvolvendo deste modo os músculos. Cultiva também o poder da vontade, combinando as actividades físicas (na prática), com as intelectuais. Esta dualidade é de extrema importância visto superar a acção ao intelecto.